Blog

Confira as últimas notícias e novidades sobre o Colavoro

Bem-estar e expressão: o impacto da arteterapia


Somos mais de sete bilhões de habitantes no planeta. Escassez de recursos, cargas horárias excessivas, a vida moderna que não permite que as engrenagens do sistema da vida parem. No meio dessa turbulência que é a rotina, muitas vezes a nossa saúde acaba perigosamente negligenciada.

Porém, quando falamos em saúde, a primeira imagem que nos vem à mente é o consultório médico, o ambulatório, o hospital, a bateria de exames, seringas, raio x; dificilmente os cuidados com a mente ganham papel de destaque na busca por uma vida saudável. O que poucos sabem é que uma mente adoecida pode causar ainda mais prejuízos do que as doenças físicas.

Sinal de alerta

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos registrados de depressão aumentaram 18% em dez anos, atingindo mais de 300 milhões de pessoas pelo mundo; a previsão é que se torne a doença mais incapacitante neste ano de 2020. A grande questão é que transtornos de ordem psiquiátrica são extremamente subnotificados devido ao estigma que acompanha o paciente.

Isso significa que os números, não apenas de depressivos, mas de portadores de outros transtornos como bipolaridade, borderline, etc, pode ser ainda maior do que se tem conhecimento. As consequências disso vão da incapacitação de uma vida ativa até a situação mais grave: o suicídio.

Processos terapêuticos

Se nem todas as doenças físicas, que contam com exames comprobatórios, possuem um tratamento de fácil solução, para as doenças mentais o quadro é ainda pior. Muitos transtornos possuem características e sintomas em comum, ou sintomas extremamente sutis que variam muito de paciente para paciente, tornando o diagnóstico um processo complicado e, muitas vezes, extremamente demorado.

Além disso, o próprio tratamento medicamentoso segue a lógica de tentativa e erro; é comum que um paciente passe por inúmeros fármacos antes de encontrar um que atenda suas necessidades terapêuticas.

Entretanto, mesmo que a medicação demore a se ajustar ao paciente, outras medidas podem e devem ser tomadas para auxiliar no processo de amenização do sofrimento psíquico, como terapia psicológica e ocupacional.

Um dos grandes trunfos da psicologia moderna é o reconhecimento da arte como ferramenta terapêutica, proporcionando ao paciente grandes oportunidades de autoconhecimento e expressão.

Benefícios da arteterapia

A arte é uma valiosa forma de expressão que vem sendo cada vez mais adotada nos processos terapêuticos, auxiliando especialmente pacientes que apresentam dificuldades em se expressar verbalmente em uma sessão tradicional de terapia.

Mas os bons resultados não são exclusivos para estes, uma vez que a expressão proposta pelas artes abre as portas do inconsciente, que funciona melhor com símbolos do que com a expressão verbal concreta, revelando aspectos que nem o paciente sabia existir dentro de si.

A arteterapia apresenta algumas vantagens bastante evidentes. São elas:

- Expressão de sentimentos complexos

Muitos sentimentos que nos levam ao sofrimento psíquicos não são somente difíceis de serem verbalizados, são também difíceis de serem contextualizados pela nossa mente. A dificuldade de exprimir um sofrimento é uma barreira comum nos processos terapêuticos e muitas vezes resulta na desistência do paciente na manutenção da terapia. A arteterapia, que trabalha fortemente com a subjetividade, oferece uma possibilidade de o paciente se expressar no campo simbólico.

- Imaginação e autoestima

A terapia através da arte cria mecanismos de defesa contra o sofrimento psíquico, uma vez que o paciente pode descontar e expressar suas dores na arte a qualquer momento. A transformação da dor em arte também contribui fortemente para a autoestima do paciente, que passa a se reconhecer ativo, criando seu legado ao mundo, além de aguçar a criatividade, fundamental para auxiliar na solução de problemas futuros.

- Comunicação e reflexão

A arte contribui para o que o paciente aprenda a se comunicar melhor e também a refletir sobre seus próprios sentimentos conforme vai compreendendo os simbolismos utilizados.

- Redução da ansiedade e aumento da concentração

O trabalho artístico demanda atenção e paciência, fazendo com que o paciente gradativamente reduza seus níveis de ansiedade e aprenda a se focar em uma atividade por vez, evitando sobrecarga cerebral.

São muitos os benefícios da arteterapia, estes são apenas alguns deles. O fundamental em qualquer processo terapêutico é conhecer e reconhecer as capacidades e limitações de cada paciente para que os tratamentos atinjam o máximo de eficácia.

Categorias

Todas Geral