Blog

Confira as últimas notícias e novidades sobre o Colavoro

Coworking: espaços compartilhados podem afetar a credibilidade da sua empresa?


Causar uma boa impressão diante do cliente é fundamental em um mercado cada vez mais competitivo. Entre profissionais com qualificações semelhantes, o ambiente onde o cliente vai ser recebido pode fazer toda a diferença na hora da contratação do serviço.

É por esse motivo que cada vez mais o modelo de trabalho em home office para profissionais liberais ou microempresas vem sendo substituído por outras alternativas. A mais procurada e que vem crescendo é o coworking.

É preciso um espaço profissional planejado?

Vai depender muito das suas ambições. Se você é um profissional liberal que recebe clientes e/ou projeta seu crescimento para microempresa com funcionários, o modelo de home office, por exemplo, poderá se tornar um problema importante.

Caso você não atenda clientes em casa e trabalhe de forma totalmente independente, o home office pode até funcionar bem, mas é preciso verificar se sua casa não apresenta muitas distrações, se ter seu trabalho dentro desse espaço não lhe faz trabalhar mais do que o recomendado, entre outros aspectos.

Já para empresas que contam com uma estrutura mínima de marca, equipe, objetivos a médio e longo prazo, pensar o ambiente de trabalho, tanto para a equipe quanto para receber clientes não é apenas importante, é fundamental.

Tenho uma microempresa, como proceder?

Já sabemos que microempresas em modelo de home office não é muito estratégico para o seu negócio, e aí o que vai contar é a ponta do lápis e a calculadora. É possível alugar um espaço próprio?

Mais do que isso, o aluguel do local onde vai funcionar sua empresa é apenas parte da despesa. É preciso planejar os espaços, móveis adequados às normas de saúde no trabalho, decoração e, claro, as contas que muitas vezes são esquecidas na hora de fazer o cálculo: condomínio, água, luz, reposição de material de escritório, itens de higiene e capital para emergência.

Ficou caro? Realmente, o custo é muito elevado. Mas não é necessariamente o fim da linha nem motivo para desespero. Que tal investir em um coworking?

Como fica a imagem da minha empresa atuando em espaço compartilhado?

Não há motivos para temer pela credibilidade do seu negócio atuando em um coworking. Os espaços compartilhados são planejados como estruturas empresariais, como qualquer empreendimento dividido em setores.

Quando seu cliente entrar no coworking onde você instalou seu negócio, encontrará uma empresa com diversos profissionais trabalhando, como seria sua empresa se estivesse em um espaço próprio. No caso do Colavoro Sanvitto, a estrutura inclui uma secretária treinada para atender seus clientes como se trabalhasse diretamente para sua empresa, segurança com monitoramento por câmeras e espaços de lazer e integração para sua equipe.

Além disso, o sistema de coworking vem se popularizando devido às suas inúmeras vantagens; já é comum que profissionais liberais e pequenos empreendedores façam uso desses espaços. Inclusive existe uma boa possibilidade de seu cliente também atuar em um espaço compartilhado.

Instalar meu negócio em um coworking pode contribuir com a minha marca?

Sem dúvida. A ideia de comunidade vem sendo cada vez mais valorizada em tempos de tanta divisão e intolerância. Ter sua empresa em um espaço onde há harmonia na convivência com pessoas diferentes transmite uma ideia positiva da sua marca diante da sociedade.

A sustentabilidade é outro fator que pode colocar sua marca em alta: se cada microempresa instalada em um coworking estivesse em um espaço próprio, o consumo de recursos como água e energia elétrica seria multiplicado. O compartilhamento do espaço contribui com a redução do desperdício, auxiliando na preservação do meio ambiente.

O coworking vem sendo adotado no mundo inteiro e sendo visto com bons olhos pelo mercado, até como prova de bom planejamento e controle de finanças para empresas de pequeno porte. Abraçar essa tendência global não apenas não prejudica a credibilidade da sua empresa como pode se tornar um de seus pontos fortes.  

Categorias

Todas Geral