Blog

Confira as últimas notícias e novidades sobre o Colavoro

Coworking para arquitetos: espaço que inspira e conquista clientes


Já sabemos que o hábito de compartilhar espaços de trabalho oferece uma série de vantagens econômicas, administrativas e, principalmente, no ganho da experiência profissional. Nesse sentido, os coworkings estão sendo cada vez mais procurados por profissionais que prezam pela cooperação, economia e inteligência nos empreendimentos. E um dos segmentos que mais admira e utiliza esses conceitos é o da arquitetura.

Alguns coworkings já nascem com uma vocação, ou seja, estão direcionados a um determinado perfil de profissional. Outros, porém, os mais dinâmicos, oferecem uma estrutura que pode ser adaptada às necessidades e exigências dos mais diferentes segmentos, conforme sua demanda. E são justamente esses os mais procurados pelos arquitetos, principalmente aos que preferem manter seu trabalho em itinerância, com um entendimento de que a competição pode ser substituída por parcerias profissionais que beneficiam a todos.

Há pouco tempo, os escritórios de arquitetura ficavam restritos aos profissionais que tinham disponíveis recursos financeiros para investir na estrutura do negócio próprio. Hoje, os ambientes corporativos compartilhados romperam com essa tradição, aproximando ainda mais parceiros e clientes de projetos modernos e inovadores. E é claro que para um profissional de arquitetura, recepcionar o cliente numa estrutura confortável é essencial, pois o espaço precisa ser condizente com as suas ideias e propostas.

Essência arquitetônica

Por isso, um coworking preparado para o segmento de arquitetura reúne cuidados estruturais, criatividade e conforto para fechar negócio. Assim é o espaço de coworking Colavoro Sanvitto, inaugurado recentemente em Caxias do Sul (RS). A relação do Colavoro Sanvitto com a área de arquitetura está em sua essência, justamente por ter sido concebido em um casarão tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal da cidade. Sua recuperação e reconstituição arquitetônica demandaram muita observação a fim de harmonizar a identidade visual original com atributos contemporâneos.

Existem coworkings de vários estilos, mas os mais direcionados a trabalhos criativos como design e arquitetura se sobressaem por conta de alguns benefícios. O Colavoro Sanvitto oferece atributos como infraestrutura, mobília e equipamentos exclusivos. Funciona em uma das residências mais representativas do conjunto arquitetônico e histórico que compõe a paisagem urbana ao longo da Avenida Júlio de Castilhos, no centro de Caxias. Trata-se de uma obra única, de caráter artístico, cujo perfil arquitetônico contribui para fortalecer a marca e o posicionamento dos profissionais de arquitetura, com serviços, ferramentas e, especialmente, inspiração específica para esse fim.

Estrutura inspiradora para arquitetos

Salas de reunião abertas ou privativas, espaços para palestras, reuniões e workshops e restaurante conceitual – no Colavoro Sanvitto funciona o Amada Cozinha Café & Cucina, já conhecido no cenário da gastronomia regional ao primar por uma alimentação saudável e autoral, fazendo uma fusão entre as receitas da tradição culinária das regiões da Itália e releitura de receitas locais. A estrutura do Colavoro Sanvitto atende aos profissionais de arquitetura com a mesma fórmula com que o restauro do casarão que o abriga foi conduzido, nos conceitos de reversibilidade e distinguibilidade.

São espaços sanitizados, humanizados, adaptados e adequados para a oferta de boas condições às atividades propostas. Além disso, o empreendimento contribui culturalmente com a cidade, pois tornou-se um espaço ativo, dinâmico, voltado a eventos, reuniões, exposições, oficinas e palestras, além de atividades técnicas educativas, tudo com muita flexibilidade, criatividade e cooperação.

Coworkings para arquitetos – descubra algumas vantagens:

- Comunicação e troca de experiências com profissionais do mesmo segmento para novas parcerias

- Atendimento dinâmico, que permite maior flexibilidade e facilidade de horários

- Estrutura de ponta em mobília, ergonomia e informática

- Opções de espaços privativos para reuniões e palestras, como também áreas de descontração, descanso e inspiração

- Diminuição ou inexistência de custos como alugueis fixos e despesas administrativas (IPTU, internet, limpeza e estrutura)