Blog

Confira as últimas notícias e novidades sobre o Colavoro

Fuja da Síndrome de BURNOUT


Você anda se sentindo muito cansado, sem ideias, com a memória ruim, tem dores no corpo e dores de cabeça, anda distraído, com um pessimismo danado, com falta de motivação…. Tudo parece ruim!!!

Conforme especialistas, você pode estar com a síndrome do Burnout. Esta síndrome não é algo que surgiu na pandemia, mas antes, provocado por excessivas horas de trabalho e pouco lazer.

O conceito de Home office aumentou muito o número de pessoas que sofrem desta síndrome, pela dificuldade da separação entre a vida profissional e a pessoal. As tarefas domésticas, a presença da família e suas exigências junto ao local de trabalho, impedem que possamos estabelecer os verdadeiros limites de tempo e espaço para o trabalho, o lazer, a família e nós mesmos. Isso tudo deslancha um esgotamento físico e mental, hoje reconhecido como síndrome de burnout.

O uso de coworking em algum momento da semana, dá a você a possibilidade de exercer o lado profissional separado do lado pessoal, deixando para o lar o lazer, a convivência familiar e a degustação do ambiente caseiro com maior excelência.

Este esgotamento tem relação direta com o trabalho realizado e seu excesso  pode causar inúmeros problemas se não for tratado. Abaixo os sintomas mais comuns:

Compulsão em demonstrar seu próprio valor

Incapacidade de se desligar do trabalho

Negação das próprias necessidades

Fuga de conflitos

Reinterpretação de valores pessoais

Negação de problemas

Distanciamento da vida social

Em  casos extremos, é indicado tratamento com antidepressivos para ajudar  na recuperação e na saída deste estado e o diagnóstico deve ser feito por um profissional da área da saúde(terapeuta ou psiquiatra).

Fique atento:  agressividade, isolamento, mudanças de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, falha da memória, ansiedade, tristeza, pessimismo e baixa autoestima podem indicar Burnout.

Procure ajuda e não tente enfrentar sozinho problemas quando está sentindo-se  completamente esgotado e impotente frente a situações diversas.

Em muitos casos, conversar com um amigo ou familiar pode ser o início de um processo de recuperação e cura.

Tenha uma vida mais equilibrada seguindo estas 7 dicas:

Evite trabalho em excesso

Tenha uma boa rotina de sono

Reserve um tempo para o lazer

Tenha uma alimentação balanceada

Consuma produtos e serviços de forma consciente e racional

Tenha uma atitude reflexiva sobre suas ações

Pratique alguma atividade física

Tire um tempinho para você e venha para o Colavoro fazer este teste grátis!

Categorias

Todas Geral