Fuja da Síndrome de BURNOUT
Você anda se sentindo muito cansado, sem ideias, com a memória ruim, tem dores no corpo e dores de cabeça, anda distraído, com um pessimismo danado, com falta de motivação…. Tudo parece ruim!!!
Conforme especialistas, você pode estar com a síndrome do Burnout. Esta síndrome não é algo que surgiu na pandemia, mas antes, provocado por excessivas horas de trabalho e pouco lazer.
O conceito de Home office aumentou muito o número de pessoas que sofrem desta síndrome, pela dificuldade da separação entre a vida profissional e a pessoal. As tarefas domésticas, a presença da família e suas exigências junto ao local de trabalho, impedem que possamos estabelecer os verdadeiros limites de tempo e espaço para o trabalho, o lazer, a família e nós mesmos. Isso tudo deslancha um esgotamento físico e mental, hoje reconhecido como síndrome de burnout.
O uso de coworking em algum momento da semana, dá a você a possibilidade de exercer o lado profissional separado do lado pessoal, deixando para o lar o lazer, a convivência familiar e a degustação do ambiente caseiro com maior excelência.
Este esgotamento tem relação direta com o trabalho realizado e seu excesso pode causar inúmeros problemas se não for tratado. Abaixo os sintomas mais comuns:
Compulsão em demonstrar seu próprio valor
Incapacidade de se desligar do trabalho
Negação das próprias necessidades
Fuga de conflitos
Reinterpretação de valores pessoais
Negação de problemas
Distanciamento da vida social
Em casos extremos, é indicado tratamento com antidepressivos para ajudar na recuperação e na saída deste estado e o diagnóstico deve ser feito por um profissional da área da saúde(terapeuta ou psiquiatra).
Fique atento: agressividade, isolamento, mudanças de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, falha da memória, ansiedade, tristeza, pessimismo e baixa autoestima podem indicar Burnout.
Procure ajuda e não tente enfrentar sozinho problemas quando está sentindo-se completamente esgotado e impotente frente a situações diversas.
Em muitos casos, conversar com um amigo ou familiar pode ser o início de um processo de recuperação e cura.
Tenha uma vida mais equilibrada seguindo estas 7 dicas:
Evite trabalho em excesso
Tenha uma boa rotina de sono
Reserve um tempo para o lazer
Tenha uma alimentação balanceada
Consuma produtos e serviços de forma consciente e racional
Tenha uma atitude reflexiva sobre suas ações
Pratique alguma atividade física
Tire um tempinho para você e venha para o Colavoro fazer este teste grátis!