Blog

Confira as últimas notícias e novidades sobre o Colavoro

O papel do coworking na expansão dos seus negócios


Empreender é um grande risco que envolve não apenas investimento financeiro, mas tempo, planejamento e muita coragem. É por isso que é natural que empreendedores ajam com cautela e vislumbrem o crescimento de seu negócio.

O que talvez nem todo pequeno empreendedor saiba é que a expansão comercial não é privilégio de empresas gigantes com caixa para investir em prédios próprios, filiais e todo custo mensal que isso tudo representa.

Como é possível expandir utilizando coworking?

Vivemos a era do empreendedorismo. A criatividade e a criação do seu próprio trabalho são os pontos positivos de uma realidade onde as relações de trabalho mudaram e se precarizaram, e, principalmente, onde não tem emprego para todo mundo.

Dessa forma, muita gente começou a realizar suas atividades em casa, procurando clientes por conta própria. Entre esses profissionais, alguns retornaram ou buscam formas de retornar ao mercado formal, outros estão satisfeitos com seu modelo de trabalho, e há um terceiro grupo que começou a ampliar sua visão e serviços, deixando de ser um profissional liberal para se tornar um pequeno empresário.

Para o segundo grupo, o home office parece ser um bom modelo, embora discutível. Já para o terceiro, o home office é uma barreira ao crescimento. Nesse caso, ter uma sede própria pode representar um custo fatal ao negócio, colocando o coworking não apenas como a melhor opção, mas como a única efetivamente viável.

A partir da mudança para um espaço compartilhado, a pequena empresa estará em um ambiente profissional e contará com a possibilidade de ampliação de equipe e recepção de clientes.

Tenho uma pequena empresa e já estou em um coworking. Posso crescer mais aqui?

Não tenha dúvidas. Obviamente se seu negócio é fabril, que necessita de grande maquinário para a fabricação de seu produto, o coworking já não era uma opção desde o início. Se você e sua equipe já estão instalados em um espaço colaborativo, significa que o tipo de serviço que você presta está adequado à estrutura que um coworking pode proporcionar ao seu crescimento.

Diversos aspectos em um coworking contribuem para a expansão comercial de uma empresa, em especial espaços como o Colavoro, que proporciona uma estrutura adequada aos planos de crescimento do seu negócio:

1. Network

Redes de relacionamento são fundamentais. Empresários bem relacionados têm muito mais chances de sucesso porque boa parte do processo de conquista de novos clientes passa pelo sistema de indicação.

Em um coworking, diversas pequenas empresas e profissionais liberais dividem espaço não apenas de trabalho, mas de lazer, onde é possível criar e ampliar uma rede de relacionamentos que pode fazer grande diferença na expansão do seu negócio.

2. Custo

Se o espaço é compartilhado, os custos também são.

Na comparação com um espaço físico próprio, se pensarmos em decoração, condomínio, despesas mensais integrais, mobília e contratação de serviços de recepção e limpeza, a economia feita é exponencial.

Toda essa receita que deixa de ser gasta pode ser investida em divulgação de produto, contratação de prestadores de serviço terceirizados, modernização de equipamentos, capital de giro e/ou maior valorização financeira dos colaboradores contratados.

É uma questão estratégica a redução de custos desnecessários para investir no que realmente pode gerar crescimento.

3. Visão de mercado

O compartilhamento de espaço com profissionais de outras áreas proporciona automaticamente uma tendência muito forte do mercado e defendida por analistas: a interdisciplinaridade.

Essa convivência representa o famoso “sair da bolha”, o que gera inúmeras possibilidades comerciais, desde troca de conhecimento até parceria de negócios. Você também poderá ampliar sua gama de serviços aos seus clientes contando com terceirizados que dividem espaços com sua empresa.

4. Expansão geográfica

Abrir uma filial em outra cidade parece um sonho impossível para uma pequena empresa, certo? Com o sistema de coworking é perfeitamente viável. O Colavoro, por exemplo, além das salas privativas, tem também uma secretária para atender os clientes das empresas sediadas no espaço.

Dessa forma, se sua empresa tem interesse em ampliar mercado em Caxias do Sul, pode contar com secretária para atendimento e sala privativa para reuniões, sem necessariamente precisar montar uma sede com colaboradores contratados para chegar a essa nova fatia.

Além disso, o Colavoro oferece o serviço de Escritório Virtual, onde disponibilizamos o endereço do Colavoro para o recebimento de correspondências de sua empresa e divulgação para o mercado que seu negócio está abrigado no Colavoro Sanvitto.

Como foi possível comprovar, o coworking possibilita não apenas crescimento e expansão comercial, como, em diversos aspectos, pode ser uma ferramenta importante para que isso aconteça.        

Categorias

Todas Geral